Publicado em: 3 de maio de 2019

Olá!, Tudo bem por aí?

 

Está aí uma coisa que todo quer ser: a pessoa que comanda. O ou A líder. 

Quem está à frente e não aquele que recebe ordens.

Mas na verdade, um líder carrega um peso maior do que todos os funcionários. É o responsável pelo rendimento de todos da equipe.

E se algo não está dando certo, a culpa é primeiro do líder, depois dos membros da equipe.

 

Você acha que está pronto pra isso?

Então vamos lá!

 

Aquele olhar de liderança.

 

A diferença entre Líder e Chefe:

 

Um líder faz as pessoas escolherem trabalhar e cooperar com ele ou ela.

Já um chefe, as obriga.

 

Ser líder não é simplesmente mandar em todo mundo. Essa é uma característica de um chefe, alguém que tem um cargo maior e, por isso, pode te dar ordens. Mas não necessariamente essa pessoa representa uma liderança na empresa.

Um líder nem sempre é o chefe. É alguém que tem a habilidade de influenciar as pessoas. De saber como fazer elas cooperarem, sem precisar ser rude ou dar ordens.

 Observe a sua volta, na sua escola, faculdade ou no seu trabalho. Quem geralmente tem a opinião ouvida e respeitada por todos? Quem as pessoas consideram mais sensato? Mais inteligente? Ou a pessoa que todo mundo vai pedir conselhos. Geralmente, essa pessoa tem o perfil da liderança.

 

Quais habilidades eu preciso desenvolver para influenciar pessoas?

 

 

Iniciativa

Na imagem acima ressaltamos 4 habilidades principais de um líder. A primeira foi iniciativa. Por que? Bom, é porque é aí que as coisas começam.

Alguém precisa dar o primeiro passo, não ter medo do desafio e de enfrentar o desconhecido.

Sabe aqueles filmes de guerra onde o rei tá na frente de todo mundo, gritando, e é o primeiro na linha de batalha. O líder é essa pessoa. O primeiro a se jogar no desafio.

Ele reclama menos e faz mais!

 

Empatia

Antes de aprender a influenciar alguém você precisa entender essa pessoa. Ou seja, se colocar no lugar dela.

Por isso, empatia é uma das principais características de um bom líder. Liderar não é simplesmente manipular as pessoas.

Você precisa entender: o que essa pessoa está buscando em sua vida profissional? Quais são suas habilidades e defeitos? Como eu posso motivá-la a render mais?

 

Se um profissional não está rendendo, é trabalho do líder se questionar o porquê. Será que a sintonia dele com a equipe não está legal? E se eu trocá-lo de setor? Será que ele não está gostando da função que desempenha?

Assim, é possível entender o que o seu colaborador precisa, deseja e sonha. E ajudá-lo a alcançar tudo isso, enquanto ele também ajuda a sua empresa.

 

Competência

Um líder também precisa passar confiança para sua equipe. E isso só acontece se o líder mostra que sabe o que está fazendo. Se ele tem domínio das tarefas que precisa desempenhar e faz isso melhor do que ninguém.

Até mesmo por isso, estar constantemente evoluindo, estudando e buscando conhecimento faz do papel do líder. Ele precisa ser exemplo pra a equipe e demonstrar que não está parado. Que sempre quer ser melhor.

Mas claro, um líder também precisa cuidar muito para não ser centralizador. Ou seja, achar que sabe fazer tudo melhor que todo mundo e por isso, concentra todas as funções em si.

Faz parte do papel de liderança delegar funções, deixar os outros o ajudarem. E mesmo se as pessoas a sua volta não forem tão boas quanto você, deixá-las aprender também é seu papel.

 

Motivação

Esta é uma chave muito importante no papel de quem está à frente de uma equipe: a motivação.

As pessoas pensam que isso quer dizer estar sempre pra cima, alegre e de bom humor. Claro, isso é muito importante também! Na verdade, estar bem e ser educado com todo mundo é um quesito básico pra qualquer profissão, não só pra um líder.

 

Agora, um grande desafio quando falamos sobre motivação é encontrar uma maneira de se manter sempre focado e positivo, mesmo quando enfrentamos adversidades.

Durante a caminhada empresarial, acontecem muitos altos e baixos. Momentos de vitória e de derrota. Isso é comum e faz parte do processo. Errar faz parte, agora, não se abalar com o erro e encontrar forças para se manter confiante é o que difere um líder excepcional dos comuns.

É fácil culpar os outros, descontar na sua equipe e se desesperar se algo der errado. Agora, acalmar a todos, assumir a responsabilidade e buscar formas de superar os problemas, ah, isso é o que alguém num cargo de liderança deveria fazer.

 

Antes de ser Líder, ser um bom colaborador

Você pode estar aí pensando, “poxa, mas eu ainda estou tão longe de um cargo de liderança, isso não serve pra mim.”

É aí que você se engana! Como eu disse antes, liderança não ter a ver com o cargo, mas sim, com a postura que você toma em relação a seus companheiros e principalmente, em relação aos problemas que aparecem.

 

Um líder enfrenta problemas, e busca ajuda de quem está a sua volta para conseguir superá-los.

Você pode ser essa pessoa em qualquer lugar e em qualquer momento.

E tenho certeza que essa capacidade está aí dentro, você só precisa desenvolvê-la 😉

 

Onde buscar esse conhecimento? RH – Recursos Humanos.

 

Essa não é uma regra, existem muitas formas de você aprender sobre liderança e crescer nessa área. Mas estudar Recursos Humanos com certeza é uma delas.

A área de recursos humanos é a responsável por, olha só que surpresa, cuidar dos seres humaninhos da empresa. Mapear as funções, cuidar para que todo mundo esteja satisfeito, trabalhar em prol da equipe.  

Um bom RH tem muitas habilidades de um líder. E nessa área, você estuda sobre as pessoas, sobre como motivá-las e manter todos unidos em busca de um objetivo.

Se considera bom com as pessoas? Pensa em seguir essa área?

 

Quem sabe você pode ser um ótimo RH!

 

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