Publicado em: 19 de março de 2018

Fala gente, como vocês estão?

Olha galera, eu li bastante pra escrever este texto pra vocês. Mas, a verdade é que existem várias dicas por aí sobre como fazer um currículo comum. E não um currículo chamativo e diferenciado. E como vocês são alunos Qualycenter, tem que sempre buscar algo a mais, não é mesmo? Então, bora falar mais sobre isso? Senta aí, anota as dicas e bora conseguir um emprego!

 

Sorriso e simpatia não vão no currículo, mas é sempre bom mostrar!

 

O que você quer?

Sei que essa pergunta nem sempre é tão fácil de responder, né? Mas, se você souber com o que quer trabalhar, fica muito mais fácil estudar e aprender o que é valorizado nessa área. Veja o que tem disponível aí no mercado de trabalho e o que te interessa. Depois, você começa a pensar nas habilidades que você já tem e em quais precisa desenvolver para fazer um currículo focado no que você quer!

 

Para o seu currículo ser interessante, você também tem que ser.

Isso não significa que você precisa ser viajado ou ter um Instagram lindão. Mas sim, que precisa estar preparado para vaga que se candidatou. Olha só como foi comigo: eu sempre gostei de ler blogs e curtia redes sociais. Então, comecei a fazer os cursos de Webmaster e Redação na Qualycenter, pra me aprofundar nessas áreas. Também comecei a escrever meu próprio blog e a cuidar do Facebook da loja da minha tia, de graça. Coloquei tudo isso no meu currículo e olha eu aqui!

 

Não fale o que você é, mostre!

Ter criado o meu blog e ido trabalhar com a minha tia, mesmo que de graça, mostraram a minha pró-atividade. Fazer dois cursos na Qualycenter mostrou como eu me preocupo com a minha preparação e evolução. E assim, eu nem sou tudo isso, gente. Mas foi o que minhas atitudes mostraram. O que você está fazendo para mostrar que merece um emprego?

 

O modelo.

E claro, é preciso se preocupar com a “cara” do seu currículo. Isso é muito importante! Ele deve ser curto e direto, duas páginas no máximo. E pra ajudar, vou deixar aqui alguns links com modelos de currículos prontos.

Diferentes modelos de currículo.

Modelos de currículo para diferentes áreas.

E caso você já entenda de Photoshop e Illustrator, aqui vão alguns currículos mais estilizados.

Mas lembre-se: o segredo é a simplicidade!

 

Não tenha medo de arriscar e pedir opiniões.

E caso você queira acrescentar algo no seu currículo, mudar a forma de chamar as coisas   (por exemplo, ao invés de chamar de “experiências profissionais” dizer: “O que eu já fiz na vida”) não tenha medo! Deixe ele com a sua cara. Mas claro, sem exagerar. E pra garantir, sempre mande seu currículo para muitas pessoas e peça opiniões.

Mas resumindo, a dica principal desse texto é: invista em você, porque assim, também estará investindo no seu currículo.

Valeu e até a próxima!

COMPARTILHE ESSE POST