Publicado em: 7 de novembro de 2018

Oi! Tudo certo por aí, hoje?

 

Quem está no mercado de trabalho, ou está tentando entrar nele, precisa ter uma preocupação: “Como é que o mundo vai estar amanhã?

Essa preocupação é importante para você se preparar e tomar atitudes para crescer profissionalmente.

 

Por isso, vamos dar algumas dicas pra você pensar sobre o futuro! Tanto em relação ao mundo quanto Cascavel.

 

Será que a gente ainda vai precisar amarrar os cadarços?

 

Quais são as áreas mais valorizadas no futuro?

 

Estamos falando dos próximos 10 anos, então infelizmente, ainda não tem a profissão de piloto de carro voador.

 

Sustentabilidade:

Pensar em como reaproveitar resíduos, economizar recursos, energia e matéria prima é uma tendência pro futuro. Não só pelo bem do planeta, mas também, para economia das empresas.

 

Possíveis profissões: Analistas de Energias Alternativas, Gestor de Resíduos, Gestor de Ecorrelações,  Fiscal de mudanças climáticas, Engenheiro ambiental.

 

Relações pessoais:

Que as pessoas estão se relacionando cada vez melhor com a tecnologia, todo mundo sabe. Mas e entre as próprias pessoas?

Nunca vimos tantos casos de depressão, ansiedade e transtornos psicológicos. Pessoas que conseguirem ajudar nas relações humanas, dentro e fora das empresas, serão muito bem remuneradas.

 

Possíveis Profissões: Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho, Gestor de comunidade,  Profissionais de saúde mental, Coaching.

 

Marketing, vendas e inovação:

A presença online das empresas é a cada dia maior. Tanto em lojas virtuais como em propagandas, o mercado na internet está cada dia mais aquecido.

Quem souber vender pela internet terá grandes chances de se dar bem no futuro.

Trabalhar com inovação também é uma grande tendência. Com o mercado mais competitivo, quem consegue se diferenciar sai muito na frente.  

 

Possíveis Profissões: Especialista em Segurança Digital, Gerente de Mídias Sociais, Detetive de dados, Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial, Gestor de marketing para e-commerce, Gestor de inovação.

 

E como isso tudo afeta Cascavel?

 

Como já mostramos em um outro texto antigo, que você pode ler clicando aqui, o forte da cidade é o setor de comércio e serviços.

Mas também, entre os objetivos da cidade está a expansão da indústria da região:

 

Como a criação “Condomínios Industriais” – Incentivo e fortalecimento para pequenas indústrias e serviços.  E a Criação do Polo Têxtil.

 

Como isso pode gerar de empregos?

 

Recursos Humanos:

Existe a possibilidade de que grandes empresas venham pra cá.

Empresas com uma grande equipe de funcionários, que precisam de especialistas em fazer com que todos trabalhem bem juntos.

 

Marketing e Vendas:

Com mais empresas aqui, o mercado interno de Cascavel tende a crescer também. Isso vai gerar mais vagas na área de vendas, comércio e serviços.

 

Tecnologia:

Indústrias utilizam muito maquinário de ponta e precisam de pessoas aptas para operar tudo isso. Se você entender de tecnologia tem grandes chances de crescer.

Outra tendência grande são softwares de gestão. Ou seja, programas que ajudam a calcular gastos da empresa, ver a produção da indústria, lucro e etc. Essa também é uma boa área para o futuro.

 

Exemplos de empresas de softwares de gestão:

https://www.pipefy.com

https://www.omie.com.br/

https://quickbooks.intuit.com/

 

 

Como fazer para se preparar para tudo isso?

 

Comece a pesquisar sobre a área que você mais gostou! E vá atrás de cursos, palestras, vídeos na internet e qualquer coisa para começar a evoluir.

 

Busque também por cursos de especialização na área, para você começar a se profissionalizar e trabalhar com isso! Aqui na Qualycenter, temos cursos profissionalizantes que você pode conferir clicando aqui.

 

E não demora, não! O futuro já está aí.

 

Se quiser ver mais sobre as profissões do futuro, aqui estão as nossas fontes:

COMPARTILHE ESSE POST