Publicado em: 4 de junho de 2018

Fala gente, tudo certo?

Fim do ano tá chegando e os vestibulares também. E aí, como anda a sua preparação? Conseguindo mandar bem nos estudos? Espero que sim!  E como está a sua redação? Já sabe quais gêneros textuais vão cair no Enem e na Unioeste e quais as características de cada um desses gêneros?

Relaxa que a Qualycenter tá aqui pra te ajudar! Nesse texto você vai ficar sabendo de tudo isso.

 

Escrever não precisa ser estressante, gente! Segue as dicas que você brilha!

Enem:

No Enem, cai a Dissertação Argumentativa. O que é isso? A dissertação é um texto onde você precisa dar uma opinião sobre um tema e argumentos para sustentar essa opinião.

Dá só uma olhadinha na estrutura desse tipo de texto:

 

Dissertação Argumentativa

 

Introdução: você começa o texto introduzindo o tema da redação, que o Enem mesmo vai te fornecer. E também, você apresenta a sua tese, ou seja, introduz o seu pensamento sobre aquele tema.

 

Desenvolvimento: no desenvolvimento você vai trazer argumentos e fundamentos para sustentar sua opinião.

 

O que são argumentos? Um argumento é uma opinião. Por exemplo: “é muito importante pensar e sempre melhorar a distribuição de água e alimentos pelo país. Afinal, a população vem crescendo cada vez mais e precisamos pensar no futuro.”

 

E o que são fundamentos? Fundamento é o que sustenta a sua opinião. De onde você tirou essa opinião? O que ajuda a dar validade a ela? 

 

Conclusão: Na conclusão, você propõe uma alternativa e uma possível solução para o tema apresentado.

Por exemplo: “Portanto, é preciso estar sempre buscando novas tecnologias e investindo em diferentes meios de transporte, seja ferroviário, fluvial ou até aéreo para garantir que água e comida chegue cada vez mais rápido a população.”

 

Atenção:

Não pode escrever usando a 1ª pessoa (eu, nós).

Não pode propor nenhuma solução que desrespeite os direitos humanos.

você precisa estar ligado no que está acontecendo no mundo. Precisa saber falar sobre diversos temas e ter opiniões. Pra te ajudar nessa, dá uma lida no caderno de atualidades do Guia do estudante clicando aqui! 

 

Unioeste:

Na Unioeste funciona um pouco diferente. Podem cair três gêneros textuais: artigo de opinião, carta do Leitor e comentário crítico/interpretativo.

 

Artigo de Opinião:

O artigo de opinião é bastante parecido com a dissertação argumentativa. Você também precisa mostrar a sua opinião e ter argumentos sobre o tema. Mas, nesse gênero você pode usar a 1ª pessoa, por exemplo: “eu penso dessa forma”.

Aqui estão alguns exemplos de artigos de opinião pra te ajudar!  

 

Comentário crítico/interpretativo:

Nesse gênero, você vai precisar ler um texto, interpretá-lo e ter uma opinião sobre ele.

 

1º passo: entender o texto.

Gente, o primeiro passo aqui é bem simples, entender sobre que o autor está falando e qual é a opinião dele. Tente ter bem claro na sua cabeça quais são as principais ideias do texto.

 

2º passo: qual é a sua opinião sobre isso?

E o que você achou do texto? Concorda ou discorda? Acha que faz sentido o que o autor está dizendo? Ou ele viajou na batatinha? Então, escreva porque você acha isso.

 

Carta do leitor:

Na carta do leitor, você precisa mandar a sua opinião para um jornal ou revista sobre algum texto que eles publicaram. Aqui, você também pode usar a 1ª pessoa. A estrutura deste gênero é a seguinte:

 

Local e data:

Cascavel, 20 de abril de 2018.

 

Vocativo: nome do jornal ou revista.

Prezado Senhor, Fulano.

 

Introdução, desenvolvimento e conclusão:  apresenta o tema, depois seus argumentos e terminar o texto com uma dica, pedido ou sugestão para o jornal ou revista.

 

Despedida:

Atenciosamente.

 

Assinatura:

João ou Maria.

 

 

O que pode te desclassificar na Unioeste?  

Apresentar menos de 20 (vinte) linhas de extensão;

Não atender ao gênero textual solicitado;

Fugir à temática proposta para a situação de interação;

Estiver escrita com letra ilegível ou feita em forma de desenhos, números, espaçamentos fora do normal entre palavras ou na disposição do texto no papel;

For escrita a lápis na versão definitiva;

Não estiver escrita nas folhas de versão definitiva;

Não estiver escrita em português.

 

Acha que está pronto? Ou quer fazer um curso de redação?

 

É bastante coisa pra saber, né gente? Por isso, aqui na Qualycenter, estamos começando em julho uma turma de redação focada em Enem e Unioeste.

São 6 meses de curso e você vai aprender todos esses gêneros que estão no texto.

Além disso, você tem um atendimento individualizado. O professor te ajuda a descobrir seus pontos fracos e a ressaltar seus pontos fortes!

Se ficou interessado, clique aqui e mande um whats pra gente. 

Ou, entre aqui na página do curso de redação, preencha o banner e entraremos em contato!

COMPARTILHE ESSE POST