Publicado em: 10 de novembro de 2020

Texto escrito por Franciele Dias.

Pra que ser servem cursos de qualificação profissional?

Ao iniciar a carreira profissional o jovem se depara com diversos desafios para a conquista da primeira oportunidade de trabalho, buscando adquirir experiência profissional. Dentre estes desafios, está a escolha dos cursos de capacitação que irão proporcionar os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho. Assim, ao pensar em iniciar suas experiências profissionais surge a dúvida: “Será que estou preparado?”. Devido a essa insegurança os pais auxiliam os filhos na escolha de cursos de capacitação profissional, com o intuito de preparará-los para estes desafios, podendo também este interesse partir do próprio jovem. Assim, se inicia a busca pelo curso que irá realmente ser útil para o mercado de trabalho e devido a ampla variedade de áreas de qualificação disponíveis no mercado pode ser difícil realizar esta escolha de forma assertiva.

 

E os cursos de qualificação em informática profissional?

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar a importância da qualificação em informática profissional para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho dentro da área administrativa no município de Cascavel-PR com a intenção de auxiliar na escolha das qualificações e conhecimentos que possam contribuir para a conquista do primeiro emprego dos jovens, agregando valor à seus currículos. Observa-se que atualmente os jovens crescem com facilidade de acesso à tecnologia, muitos possuem computador em casa e o utilizam para entretenimento ou para os estudos, alguns adquirem conhecimento em informática básica no colégio ou de forma autodidata, mas mesmo assim, optam por realizar cursos de capacitação, na intenção de adquirir o conhecimento específico para as exigências do mercado de trabalho.

 

Quais são o cursos mais requisitados pelos estudantes?

Existe uma padronização nas ofertas dos cursos de informática profissional no mercado de capacitação da cidade, destacando-se os módulos Windows, Word, Excel, Powerpoint, Internet e Antivírus. Observa-se que os jovens que estão realizando estes cursos, têm a perspectiva de que o curso irá contribuir para sua colocação e diferencial no mercado de trabalho. Mas para se obter um diferencial diante dos demais candidatos é importante que o jovem realmente adquira os conhecimentos aprendidos durante o curso para que possa aplica-los no momento das entrevistas, pois o fato de se ter o curso no currículo, chama atenção do entrevistador, mas no momento dos testes é necessário ter o real conhecimento exigido pela organização. Segundo as agências de estágio é comum o jovem alegar que possui conhecimento em informática básica e no momento de se colocar em prática, após a contratação ou em testes realizados pelas empresas, não se aplicar o conhecimento da forma esperada, demonstrando habilidades inferiores às expectativas dos gestores.

 

E os mais requisitados pelas empresas?

Conforme os acadêmicos do curso de Administração que trabalham atualmente na área administrativa, o conhecimento em Windows, Word, Excel e Internet é importante para o trabalho diário nesta área e de acordo com as agências de estágio, entre as capacitações mais solicitadas pelas empresas está o conhecimento em informática profissional (principalmente em Word e Excel), desenvolvimento pessoal e comunicação, entre outras características pessoais, como interesse, motivação e produtividade. O interesse por parte dos jovens é fundamental para conquistar a vaga e se manter nela, contribuindo de forma positiva para a empresa, agregando valor à organização e obtendo o crescimento próprio e organizacional.

Conclui-se então, com o desenvolvimento desta pesquisa, que o conhecimento em informática profissional têm grande importância para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, sendo visto pelas agências de integração que realizam a abertura das vagas de estágio e jovem aprendiz, assim como, pré-seleção e encaminhamento dos candidatos para as empresas, como um diferencial para o jovem que realmente possui as habilidades para utilização dos softwares requisitados pelas empresas, em especial, Word e Excel. Este fato também foi reconhecido pelos próprios alunos do curso de capacitação em informática profissional como uma qualificação importante para a conquista do primeiro emprego, inclusive na área administrativa, e também, pelos acadêmicos do curso superior em Administração, que estão inseridos na área de estudo e até mesmo os que já trabalham na área administrativa.

As contribuições do estudo é direcionar os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, em especial na área administrativa, mostrando que entre as opções de capacitações disponíveis no mercado, a capacitação em informática profissional é uma capacitação de grande importância para o conhecimento do mesmo. Contribuindo também para as escolas de capacitação profissional, para a escolha dos módulos de informática profissional que são realmente solicitados pelas empresas e ainda, para as organizações, trazendo a importância da qualificação em informática profissional nas empresas e em realizar o processo de seleção do jovem aprendiz e estagiários por intermédio das agências de estágio.

 

Leia também

Quanto ganha um jovem aprendiz? 

Saiba como escrever os “objetivos profissionais” no seu currículo!

COMPARTILHE ESSE POST