Publicado em: 20 de março de 2020

Premiere e After Effects na edição de vídeo: qual a importância?

Se você pensa em trabalhar ou aprender edição de vídeo, vai precisar conhecer os programas mais usados na área e o propósito de cada um.

Tanto o Premiere quanto o After Effects tem funções bem específicas e funcionalidades incríveis que vão elevar  o patamar dos seus vídeos.

A gente só precisa entender como e quando vamos usar cada um. E pra quê!

Aqui vão algumas dicas sobre o assunto. Aproveite!

 

Quem edita entende esse gif.

Adobe Premiere: Edição do vídeo

Como você bem sabe, os dois são programas criados pela Adobe, uma desenvolvedora de softwares para as áreas criativas de design, edição de vídeo, animação, diagramação e etc. Os caras são os melhores do mercado e, também, os mais usados por profissionais.

Ok, e qual é a finalidade do Premiere? O Premiere é o software usado para as partes iniciais e principais da edição do vídeo. Que são:

 

Montagem

A montagem é o processo de selecionar as imagens que irão ser usadas no filme. E também, além de selecionar, organizá-las. Pensar no ritmo de transição de uma pra outra e também, em qual mensagem você quer passar para o público. A ideia é o filme passar um sentimento de aflição, desespero? Então, o ritmo terá que ser mais frenético, com imagens mais rápidas e distorcidas. Ou então, o objetivo é passar uma noção de calma, drama e tristeza? A escolha das imagens e a forma como elas são apresentadas são muito importantes para  passar a impressão e sentimento que você quer.

Trilha Sonora 

Outro ponto muito importante é sincronizar o filme com uma trilha que faça sentido com o que está se vendo na tela. Uma trilha que contribua para passar uma emoção e uma mensagem para o público. O equilíbrio e a sincronia entre as batidas da música e as imagens que aparecem, também são organizadas nesse programa.

Efeitos visuais básicos

Efeitos mais básicos como fazer cortes entre as cenas, fade in, fade out, também podem ser todos feitos por aqui.

 

1. Quick and Expert

Quick e Expert, são duas formas diferentes de trabalhar a montagem do filme. São ferramentas que permitem você usar um storyboard mais simples ou mais complexo para editar. Primeiro, vamos entender o que storyboard.

 

Storyboard Clássico 

Storyboard é uma técnica muito usada no cinema e também nos quadrinhos. É um esquema visual, geralmente feito em desenho, que coloca em imagens a sequencia de cenas que um filme vai ter. Ali aparecem os planos que vão ser usados, o que vai aparecer em cada cena e etc. Tudo pra deixar bem fácil para o diretor (responsável por comandar o filme, série, documentário, novela ou comercial) saber qual história precisa contar.

 

Storyboard na Edição de vídeo 

Já na Edição, o storyboard também é uma linha do tempo. Mas, ao invés de desenho, ele é feito pelos vídeos que você escolher. Ou seja, é onde você conta a sua história. É a sua principal ferramenta de trabalho dentro do programa de edição. É ali que você vai organizar as cenas, cortá-las e deixar tudo organizado.

 

Quick and Expert 

E qual a diferença entre eles? O Quick é um storyboard mais simples, onde você só tem uma faixa de edição. O que deixa bem mais fácil pra você se encontrar e organizar seus arquivos. Já o Expert é mais complexo e divide seu storyboard em diversas faixas, para você organizar todas elas ao mesmo tempo. Entre as faixas estão: áudio, narração, trilha, vídeo e outros mais.

exemplo de storyboard dicas sobre premiere

Ali em rosa, temos nosso storyboard. Dá pra ver que é o Expert, pois tem várias faixas, abaixo e acima. percebeu?

 

2. Áudio Essencial 

Essa é uma ferramenta do Premiere usada para fazer uma mixagem simples de áudio. Pra começar, o que é mixagem?

Mixagem é um pouco mais do que apenas edição de som. A diferença é a seguinte: na edição de som, você seleciona quais ruídos, sons e músicas vão aparecer no vídeo. E também, escolhe em qual momento vão aparecer. A mixagem significa alterar esses sons e suas propriedades para que eles soem exatamente como você quer. Ou seja, significa aumentar o volume, o grave, diminuir o ruído, deixar mais agudo, mais alto ou baixo, enfim. Mixar o som até ele ficar como você gostaria.

No Áudio Essencial, você já encontra mixagens pré-definidas para te ajudar a deixar cada som do seu vídeo bem mixado. Afinal, dependendo do propósito do som, ele necessita de uma mixagem diferente. Por exemplo, a trilha sonora é mais importante que o som ambiente. Cada um, precisa ter um volume e uma mixagem que ajude o espectador a perceber as sua função.

exemplo de audio essencial ferramenta do premiere

Olha só um exemplo do áudio essencial!

 

Aqui vai um vídeo que fala um pouco mais sobre mixagem de som para vocês.

 

3. Instante Fix e Smart Fix

Essas duas ferramentas são sobre imagens. Não sei se você sabe disso mas, para produzir um vídeo, geralmente necessita-se de um diretor de fotografia. Qual é a sua funções?

 

Diretor de Fotografia 

É quem controla os ângulos, pensa no enquadramento de cada cena do filme e toma conta pra que todas as cenas fiquem bem captadas, focadas e bonitas. Ele também é responsável por manter um padrão técnico entre as imagens do filme. Ou seja, garantir que elas tenham cores parecidas e que sigam uma mesma linha visual. Uma imagem não pode ser muito clara e, de repente, outra muito escura aparece. A não ser que isso seja proposital, com um objetivo para a narrativa do vídeo, pode acabar deixando as imagens desconexas e um vídeo menos profissional.

Instant Fix 

O Instant Fix serve para você ser o editor e o diretor de fotografia ao mesmo tempo. Ele te ajuda a fazer alterações rápidas em imagens que podem aparecer no seu filme, como ajuste de cor, constaste, olhos vermelhos nas fotos e etc. A ferramenta é mais usada pra imagens estáticas, não em movimento. Mas é bom lembrar que todas as imagens do seu filme, estáticas ou em movimento, precisam de um padrão para o resultado final ficar profissional. Então, tente deixar elas com um contraste parecido, cores iguais e etc.

Smart Fix

Já com o Smart Fix, o próprio programa já faz algumas alterações para você e deixa as imagens do seu vídeo mais bonitas de um jeito automático. É uma boa saída se você não entende tanto de edição de imagens.

 

After Effects: a finalização do vídeo.

O After Effects tem uma função complementar ao Premiere. Na verdade, se você quer entrar pra área de edição de vídeos, é bem legal saber utilizar as duas ferramentas. O After é usado na parte de finalização e composição do vídeo. Também pode ser utilizado para fazer retoques, criar elementos gráficos, efeitos especiais e mais. Ou seja, depois que toda a montagem do seu filme estiver pronta, é hora do After Effects entrar em cena.

Além disso, o After é um programa bem bom para criar animações. Então, se você pensa em trabalhar com isso, é bem legal aprender mais sobre esse programa.

 

Vinheta 

Vinheta é aquele começo do vídeo, onde formas e letras vão aparecendo na tela, dando um efeito dinâmico ao vídeo. É raro achar boas vinhetas por aí, viu. Então, ser bom nisso pode ser um grande diferencial pra você.

 

Quem não lembra dessa vinheta?

 

E um exemplo mais atual pra vocês

 

Só mais um exemplinho, ehehe

 

Efeitos Especiais 

Inserir elementos gráficos, umas explosões aqui ou ali, distorcer formas, colocar um raio na mão de alguém, fazer o seu personagem soltar um Kamehameha e etc. Tudo isso fica melhor feito aqui, no After.

 

 Correções no vídeo 

Às vezes a imagem fica tremida demais, o vídeo fica desfocado e mais um monte de problemas podem acontecer na gravação das cenas. No After, você consegue trabalhar e corrigir grande parte desses defeitos!

1. Correção de Vibração de Câmera

Essa é a ferramenta que salva qualquer editor de vídeo. Ela é a responsável pela famosa frase: “conserta na edição”. Se a imagem ficou pouco nítida, tremida ou sem foco, é essa ferramenta que você vai utilizar para conseguir corrigir tudo isso.

 

2. Transformando 2D em 3D 

Essa também é uma técnica conhecida como Paralax. É um truque visual que permite transformar fotos que a gente só vê em duas dimensões, como algo em três dimensões. Pra usar esse tipo de técnica, você precisa também do Adobe Photoshop. Usando esses dois programas, você vai conseguir criar esse efeito visual.

Também é possível animar imagens, fazer rastreamento facial, maquiagem digital, e diversos outros recursos úteis para criar animações e deixar seus vídeos incríveis.

 

3. Efeitos de Transição do After effects

Diversos efeitos mais complexos e que deixam seu vídeo mais interessante podem ser feitos no After, como por exemplo:

Push-in: é o efeito de quando câmera mergulha numa imagem. Podendo ser muito útil para da rum close ou para fazer uma transição de cenas.

Push-out: é a mesma coisa que  push-in, mas ao invés de aproximar, se afasta da tela.

Track/Slider: é quando a transição é feita para o lado, como se as imagens passassem correndo pela tela.

 

Quer sabe mais sobre esses programas?

A gente tem cursos online tanto do Adobe Premiere, quanto do Adobe After Effects! E caso você queira uma ajudinha e um professor do seu lado te ajudando, estamos em Cascavel-PR onde também oferecemos esses cursos presencialmente. E de muitos outros programas. Olha só o link do curso aqui!

E claro, fique sempre ligado nas nossas redes sociais para mais dicas sobre edição, carreira, redação e muito mais.

Valeu por chegar até aqui! Tamo junto e até a próxima.

 

Leia também: 

Editor de vídeo: quanto ganha? Como trabalhar com isso?
Dicas sobre Efeitos Especiais para iniciantes. 
Como trabalhar com Mídias Digitais e Web Design?

COMPARTILHE ESSE POST