Publicado em: 28 de fevereiro de 2019

Fala gente, tudo bem por aí?

 

Você aí que está pensando em fazer ENEM ou Unioeste esse ano, sabia que a redação é muito importante para conseguir uma vaga?

E pra fazer uma redação é preciso saber como começar uma.

Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como começar a sua redação.

 

Vamos passar no vestibular galeraaa!!!

 

Antes de qualquer coisa: Rascunho.

 

A primeira coisa que você precisa fazer para começar um texto é bolar um esquema de como ele vai funcionar.

Se você não tiver claro o que vai abordar no seu texto, nem que seja na forma de tópicos, fica difícil ter uma ideia de como começá-lo.

 

É como começar uma viagem, mas sem saber o destino.

 

Por isso, primeiro crie um mapa do seu texto. Pense: onde você vai querer chegar? O que você pensa sobre o tema? O que você quer mostrar sobre ele no seu texto?

E assim, trace um caminho com argumentos e fundamentos que te levem até esse objetivo. Entendeu?

 

Formas de começar uma redação no Enem:

 

1 – Dados:

Uma das formas de começar um texto é utilizando dados e informações sobre o assunto.

 

Por exemplo:

No Brasil, a cada 5 minutos, uma mulher é agredida. Diante dessa realidade, fica claro como a violência doméstica ainda é um problema sério…”

 

Ou também, não precisa ser tão exato.

“O trânsito no Brasil é um dos mais perigosos do mundo…”

 

2 – Contexto Histórico:

Podemos usar a história para mostrar a importância de um tema e criar mais impacto para a nossa redação.

“Temos 5 copas do mundo. Inúmeros jogadores que já foram os melhores do seu tempo. Em qualquer rua, dois chinelos formando traves e uma bola são o suficiente para começar uma partida. Que o Brasil é o país do futebol todos sabemos. Agora, tragédias como a que aconteceu no alojamento do Flamengo, mostram como a má administração do esporte pode custar vidas e balançar as estruturas do seu futuro.”

 

Podemos utilizar um exemplo mais técnico também.

“As atuais migrações de refugiados chamou atenção por todo o mundo. Porém, migrar é um comportamento humano antigo e comum. No período pré-histórico, o homem se mudava constantemente em busca de alimento e lugares mais confortáveis para se viver. Nos períodos das Primeira e Segunda Guerra Mundial, povos se dispersaram por todo o globo…”

 

3 – Referência:

Você também pode usar algum autor ou autoridade para sustentar suas ideias.

 

Por exemplo:

“O filósofo Zygmund Bauman trata do fenômeno líquido da sociedade. Segundo ele, a sociedade contemporânea não tem uma forma fixa. Sua única constante é a mudança. Se relacionarmos essa lógica com as redes sociais…. “

 

Ou ainda, usar ditados populares.

“Em terra de cego, quem tem olho é rei. No Brasil, poderíamos dizer que a cegueira vem da falta de uma educação pública de qualidade. Enquanto aqueles que podem, tem acesso a uma boa vista fornecida por uma formação intelectual mais completa (…)”

 

4 – Questionamento:

Você pode fazer uma pergunta em relação a proposta da redação. Mas não se esqueça, se você fez uma pergunta, em algum momento vai ter que respondê-la.

 

“O ano de 2016 foi considerado um dos mais quentes da história. A cada ano enfrentamos temperaturas mais altas, e ainda dizem que o aquecimento global é história da carochinha. Por que será que isso acontece? Será que os interesses econômicos são mais valiosos que os interesses da vida na Terra?…”

 

5 – De uma forma mais autoral:

Também é possível surpreender os corretores e começar o texto de uma maneira mais poética e inovadora. Essa pode ser uma estratégia perigosa. Mas se você sentir confiança, manda ver!

 

“Político. Econômico. Religioso. Esses são alguns dos motivos que já levaram à existência de muitos fluxos migratórios pelo mundo. Cidadãos da Somália que fugiam da guerra civil de seu país para territórios vizinhos. Mexicanos em busca do ‘sonho americano’ nos Estados Unidos. Calvinistas perseguidos na Europa na época da Contra-Reforma que de deslocaram para outros continentes. (…)”

 

Leia textos que tiraram nota mil:

 

Se você quer ter mais ideias, então que tal encontrar inspiração em textos que já tiraram nota máxima no Enem?

Não adianta gente, é preciso ter referências. Ler para poder escrever. Um bom texto não surge do nada, não. É preciso de um longo tempo de estudo e dedicação pra fazer ele surgir.

Por isso, aqui vai um link de várias redações nota 1000 para você dar uma lida: https://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-nota-mil-do-enem-2017.ghtml

 

Essas foram as dicas de hoje. Valeu, gente!

 

Quer ler mais?

5 dicas para tirar 1000 na redação. 

O que cai na redação do Enem e Unioeste?

COMPARTILHE ESSE POST