Publicado em: 2 de outubro de 2019

Olá, tudo indo bem por aí? Espero que sim!

 

Todo mundo sabe que uma entrevista de emprego tem aquelas perguntas clássicas.

Agora, o que nem todo mundo sabe é como respondê-las da melhor forma, não é mesmo?

Bora ver como fazer isso? 😉

 

Nada de silêncio constrangedor na hora da entrevista

 

Me fale sobre você:

A gente já escreveu um texto somente sobre como responder essa pergunta: você pode ler ele aqui! 

Afinal, essa é uma das questões mais importantes da entrevista. Por quê? Bom, pense comigo: todos nós somos seres humanos e funcionamos de uma maneira meio parecida, não é mesmo? E uma das coisas que todos temos em comum é: adoramos ouvir histórias.

A gente se identifica com elas, se envolve e conhece uma pessoa muito melhor sabendo por tudo que ela passou. E mais que isso, sabendo como ela encara os acontecimentos da sua própria vida. Ou seja, nessa etapa você tem uma ótima chance de se conectar com o seu entrevistador.  Então aqui vão algumas dicas principais sobre essa pergunta.

 

Prepare-se

Mesmo que estivermos contanto uma história, não quer dizer que não podemos ensaiá-la antes. Então, senta aí e escreve tudo que você acha que aconteceu de importante na sua vida nos últimos tempos. Tente pensar numa linha do tempo, nos eventos principais de diferentes fases da sua vida.

 

Moral da história

E aqui, o ponto mais importante é chegar numa moral da sua história. Uu seja, o que você aprendeu com isso tudo? Como cada experiência mudou sua vida? E como ela construiu quem você é hoje?

 

Pontos Fortes e Fracos

O objetivo principal dessa questão é: ver seu nível de autoconhecimento e se você tem autocrítica. Preparado?

 

Como sempre, faça uma lista:

Isso vale tanto pros pontos fortes quanto fracos. Anote aí em tudo que vem na cabeça, pergunte pras pessoas próximas a você, amigos e família e monte sua listinha de pontos fortes e fracos. Então, para os pontos fortes, já pense em exemplos de situações que você utilizou esses pontos e quais resultados você teve. E pra os fracos, aponte atitudes que você está buscando incorporar na sua vida para melhorá-los.

E o mais importante, evite clichês! Tente ser o mais autêntico e sincero possível. Isso, por si só, já será um diferencial.

 

Selecione:

Ao ir para uma entrevista, é muito interessante você analisar a vaga para qual você está se candidatando e, baseado nisso, escolher os pontos fortes mais relevantes para aquela vaga. E também, os pontos fracos que menos te prejudicariam.

Por exemplo, se você vai trabalhar na parte de vendas uma boa comunicação, habilidade de improviso, boa argumentação são habilidades que vão te ajudar muito. Já defeitos como timidez, pouca habilidade pra lidar com pessoas e falta de persistência podem complicar a sua vida.

Mas tudo bem, você não precisa ter todos os requisitos pra uma vaga. Nem só porque você é um pouco tímido que não vai conseguir ser um bom vendedor. A dica aqui é só tentar se adaptar, dar foco ao que pode te beneficiar mais para aquela vaga.

 

Como você se vê no futuro?

Aqui, a empresa quer ver duas coisas em você: primeiro se você tem planos para o futuro. Se você é uma pessoa com visão e planejada. E segundo, se você enxerga a empresa nesse seu futuro. Como resolver essa questão? Vamos lá.

 

Primeiro, pense sobre você

Você já traçou um plano pro futuro? Bom, muitas vezes, na nossa cabeça a gente fica viajando. Imaginando nossa entrevista na TV, a gente recebendo o Oscar e essas coisas. Mas já parou pra realmente pensar nas suas possibilidades pro futuro? Em quais caminhos você poderia seguir?

Nesse caso, seria muito interessante você começar por aí. Você não precisa ter apenas um caminho, mas pode traçar o maior número de possibilidades. Coisas que você gostaria muito de fazer e como gostaria que fosse sua carreira.

 

Depois, pense na empresa

Aqui, novamente entra a adaptação. Dê uma olhadinha no histórico da empresa, nos seus cargos, sua missão e visão, se informe sobre ela e pense: como ela se encaixaria dentro das minhas possibilidades pro futuro? Se essa empresa não se encaixa em nenhuma das suas possibilidades, bom, talvez essa vaga não seja pra você. Se ela combina com algum dos caminhos que você traçou, comente sobre isso!

 

Por que devo te contratar?

Hm, essa perguntinha parece complicada, não é? Mas pense bem, se você não souber respondê-la, como o entrevistador vai? Então, aqui o segredo é não ter medo de se vender e realmente mostrar que você é valioso e valiosa pra aquela empresa!

 

Volte ao passado

Uma possibilidade é retornar as suas conquistas, a sua história e como você já teve experiências que mostram que você está pronto pra o que vai enfrentar naquela vaga.

 

Vá pro futuro

Outra possibilidade, é mostrar como você e a empresa tem planos em comuns. Como o que você quer pro seu futuro tem muito a ver com o que você fazer e buscar ali dentro. Os entrevistadores amam isso aí.

 

Ou também, pense no presente

Uma outra chance é: o que aquela empresa tem de diferente das outras que te fez querer trabalhar ali? Vocês tem alguma conexão no modo de pensar? Existe algo ali que tem muito a ver com você e que faria sua dedicação aquela empresa ser maior? Esse pode ser um argumento muito poderoso.

 

O importante é se preparar para a entrevista de emprego.

A entrevista de emprego é muitas vezes temida, mas, na verdade, nós já temos uma boa noção do que vai acontecer nela. Então, por que não se antecipar e chegar preparado? E também, com o tempo, você vai se acostumando e ficando mais adaptado a fazer entrevistas. Não tenha medo. Tente! Uma hora a vaga vai ser sua.

E claro, busque melhorar outros aspectos também, como seu currículo, postura e linguagem corporal, além de outros fatores que podem te ajudar!

 

Workshop Gratuito  

Por acaso você quer ter mais informações ainda sobre entrevista de emprego, sobre como fazer um com currículo, como participar de dinâmicas em grupo, como fazer cadastros em centrais de estágio e tudo sobre processos seletivos?

Venha participar do nosso treinamento totalmente gratuito! São 4 aulas onde você pode aprender sobre todos esses temas que citei. Para saber mais, é só clicar aqui

 

Leia também:

Cursos e dicas para você entrar no Mercado de Trabalho 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE ESSE POST