Publicado em: 14 de março de 2020

Presencial ou online?

Se você está pensando em fazer um curso de Autocad e já está pesquisando, deve estar com a seguinte pergunta na cabeça: será que eu faço online ou presencial? Qual vai ser melhor? Como eu escolho?

Este texto vai comparar as duas modalidades e te ajudar a fazer a sua escolha! Bora lá?

Fatores de influência

Primeiro, vamos estabelecer os fatores que mais vão impactar na sua escolha e garantir que você faça o curso que é mais adequado pras suas necessidades e momento de vida.

Os fatores que mais vão influenciar na sua escolha são:

Tempo

Quanto tempo você tem disponível para o estudo? Em quanto tempo você pretende aprender o conteúdo?

Tanto o tempo necessário pro estudo, quanto o tempo pra sua assimilação são bem diferentes no online e no presencial. Esse é um fator que vale a pena observar.

Anote aí: quantas horas por dia/semana você pode dedicar aos estudos? Quanta pressa você tem em aprender? Pouca pressa, média ou muita?

Facilidade

O quanto você já conhece a ferramenta vai ser essencial para sua escolha também. Dependendo do seu nível, você pode precisar de mais assistência num primeiro momento.

E também, seu nível de facilidade de aprendizagem é importante. Você lida bem com programas complexos como o Autocad? Já fez outros cursos online antes? Como foi seu aprendizado?

Outro ponto importante, é o nível de complexidade do que você quer aprender. Você já está bem avançado na ferramenta e agora quer partir para etapas mais complexas? Ou quer aprender o basicão?

Anote aí: qual seu nível no Autocad? Iniciante, intermediário ou avançado?

Grana

O último fator, mas com certeza não o menos importante, vem o quanto você pode investir nisso agora.

Como está a vida financeira? Pode desprender de um pouco mais de investimento ou isso não é uma opção?

Quando fazer Autocad Online

Tempo: +
Facilidade: +
Grana:


O online é ideal pra quem tem mais tempo pra estudar e também pra quem não está com tanta pressa para aprender.

Ou, se você tem muita pressa e pode se dedicar o dia todo pra isso (onde vem o fator tempo, de novo).

Estudar online requer bem mais tempo que o presencial. Você precisa caminhar sozinho, ver e rever o exercício e se tiver muitas dúvidas, tem que encontrar seu caminho para resolvê-las.

Mas, também é ideal pra quem já tem alguma facilidade com o software e sabe o básico, ou aprende rápido.

Ou também, caso você queira aprender o básico. Afinal, prender a parte inicial sozinho é bem mais tranquilo do que se você quiser ir pra partes mais complexas do uso da ferramenta.

E com certeza, essa é a opção mais barata!

Quando fazer Autocad Presencial

Tempo:
Facilidade:
Grana: +


Se você tem menos tempo pra ficar estudando em casa, o presencial é o ideal. Primeiro, porque ele te obriga a sentar e se concentrar no estudo. Afinal, se você tem pouco tempo, deve ser porque está trabalhando. E chega a noite cansado em casa, podendo cair na tentação de não fazer o curso online.

Mas, se você pode dedicar todas suas noites, ou algumas noites da semana, pra fazer o curso e tem a disciplina pra fazer isso em casa, o online é uma boa opção!

Outro ponto muito positivo é que o aprendizado é mais rápido presencialmente. Afinal, com alguém te orientando e ajudando, você pode evoluir no curso mais rápido.

É ideal se você não tem muita facilidade com o software, afinal, terá alguém ali contigo no passo a passo.

Ou também, caso o que você queira aprender é de um nível muito avançado. Ter um especialista no programa do seu lado pode te ajudar a desenvolver projetos de um nível mais complexo.

Mas, esse tipo de estratégia requer mais grana do seu bolso. Tudo vai da sua escolha e estilo de aprendizagem.

E como escolher entre os online e os presenciais?

Para o online o ideal é ver a programação do curso: ler toda a sua programação e ver se o que está lá é condizente com o que você quer aprender.

Para os presenciais, o ideal é você fazer uma aula experimental: conhecer o professor, ver a metodologia, ver se você gosta do ambiente e se sentir seguro pra comprar.

A gente tem os dois:

Aqui a gente tem os dois. Se quiser ver nosso curso online, é só clicar aqui!

Ou, para vir para o nosso curso presencial em Cascavel, no Paraná, também estamos disponíveis!

COMPARTILHE ESSE POST