Publicado em: 8 de maio de 2020

Oie! Como você está? Espero que goste da leitura!

Você, por acaso, sabe o que é um croqui? É um desenho, um esboço, de uma ideia de um prédio, móvel ou ambiente. É muito usado na arquitetura para soltar as ideias, imaginar formas e experimentar possibilidades.

Olha um exemplo de croqui aqui

 

Mas, se você não é do tipo que desenha e ainda quer trabalhar com arquitetura e engenharia, pode contar com o Autocad.

Esse programa, além de arquitetura, é muito usado nas áreas de engenharia civil, design de interiores, industria automotiva, moveleira, decoração, entre outros. Sempre que você pensar em dar forma a objetos e lugares, milimetricamente pensados, é do Autocad que você está falando.

 

Por que o Autocad é tão importante?

Bom, como a gente falou antes, se você está indo para algumas das áreas que a gente mencionou acima (arquitetura, design, engenharias) provavelmente você goste de desenhar. Claro, essa não é uma regra. Mas, com certeza, pode ser uma forma de se destacar. O desenho permite uma criação livre, permite a inventividade e abstração. É uma forma muito interessante de explorar ideias.

Agora, na vivência do mercado de trabalho, o que se espera de estagiários e Trainees é um domínio de ferramentas como o Autocad. Eles dão vida aos desenhos e os substituíram dentro da indústria. Sabe por que?

Menor índice de falhas:

Em um desenho é muito mais fácil você errar medidas e pode ter problemas numa obra ou projeto. Agora, em um programa especializado, é muito mais fácil verificar as medidas e deixar tudo milimetricamente pensado.

Velocidade na correção:

E caso tiver alguma falha no projeto, é muito mais ágil e rápido concertar ela em uma programa do que ter que refazer todo o desenho. No mercado de trabalho, não é mais possível ter essa demora para entrega de um projeto.

Linguagem Universal:

Hoje, muitos projetos são produzidos por muitas pessoas. E elas podem nem mesmo estar no mesmo país, mas trabalharem juntas. Um desenho requer uma interpretação e pode não ficar claro para todo mundo. Mas um projeto feito pelo Autocad é universalmente entendido e facilmente modificável por qualquer um de qualquer lugar do mundo. Isso facilita muito as relações de trabalho.

2D e 3D:

É claro que é possível fazer desenhos em 3D. Mas não é possível comparar a precisão de um desenho com o Autocad. Por essa ferramenta, você pode trabalhar tanto com estruturas em três dimensões quanto em duas. Tudo com o máximo de tecnologia e precisão possível.

Olha uns exemplos aqui:

Um projeto arquitetônico do autocad em 2D

Um projeto arquitetônico em 2D

 

autocad curso 3D

E aqui, uma imagem em 3D de um projeto de interiores.

 

Áreas de Atuação do Autocad

Agora, vamos entender um pouco melhor como utilizar essa ferramenta em diferentes áreas de atuação.

Arquitetura

Na arquitetura, esse programa geralmente é utilizado para fazer todo o desenho da “planta baixa” do projeto. E o que é isso?

“Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura.”  
Planta baixa do curso de Autocad 2D

Esse é um exemplo de planta baixa. É um desenho geral do lugar, delimitando onde vai cada coisa. Sacou?

 

Mas também, é possível fazer projetos em 3D de edifícios ou até de interiores para dar uma noção mais real de como ficaria o projeto.

Curso Autocad 3D

Olha só um exemplo em 3D

Engenharia

Na engenharia, diversas áreas podem usar esse programa. Olha só alguns exemplos:
Engenheiro Civil: podem projetar prédios, interiores, e precisa saber ler a ferramenta para conseguir entender os projetos dos arquitetos.
Engenheiros Metalúrgicos: podem criar peças de carros, máquinas e outras estruturas metálicas.
Engenheiros Elétricos: podem incluir nos projetos todas necessidades e especificações elétricas.
Engenheiros Hidráulicos: podem criar estações de tratamento de água, ou criar todas as especificações hidráulicas de qualquer obra.
autocad metalúrgica 3d

Olha só o exemplo da construção de uma peça pelo software.

 

Curso Autocad engenharia elétrica

Esse é um projeto elétrico!

 

curso autocad engenharia hidráulica

E esse seria um projeto Hidráulico.

 

Indústria Moveleira

Aqui o Autocad também tem muito espaço e importância.

Pode ser útil tanto para marcas que criam móveis prontos, para vender em grandes lojas como as Casas Bahia. Ou então, para quem cria móveis planejados. Essas empresas podem criar móveis para casas, mas também para comércios, escritórios, prédios públicos e etc.

Dá só uma olhadinha no monte de finalidades que tem esse programa!

 

E aí, se interessou por alguma dessas áreas?

Já pensou em trabalhar com alguma dessas áreas que a gente mostrou aqui? Se for do seu interesse, a gente aqui da Qualycenter tem cursos de Autocad, e também de outros programas para desenhistas projetistas como: Sketchup, Promob, Revit e mais! Quer saber mais sobre cada programa? É só clicar no link (em cima do nome do programa) que ele vai te levar para uma página com mais explicações sobre cada um!

Nossos cursos são tanto online, quanto presenciais! Veja o que é melhor pra você!

Leia também: 

Curso de Autocad: funções, aplicações e escopo do curso. 

Quer aprender a editar vídeos? Dicas de efeitos especiais para iniciantes. 

 

COMPARTILHE ESSE POST