Publicado em: 9 de julho de 2020

Olá, minha gente! Tudo bem contigo? Espero que sim!

 

Já ouviu falar de Inbound marketing? Ou de estratégia de conteúdo?

Bom, não se preocupe, porque as duas são a mesma coisa. Essa é a mais nova e eficiente forma das empresas se comunicar, atualmente.

Além de, conquistar uma audiência, educar seu cliente e finalmente, gerar mais vendas.

 

Bora entender porque esse é a principal forma de fazer propaganda hoje em dia?

 

Quem aí tá animado pra produzir conteúdo?

 

O antes e depois da internet

O Antes:

Antigamente, a única forma de anunciar o seu produto era por meio dos meios tradicionais de comunicação, que são: tv, rádio, revistas, jornais, outdoor, panfletos e etc. Todos esses meios são um pouco caros e tem um só objetivo: mostrar que você existe. No meio de uma programação interessante, ou na sua volta pra casa, você é atingido por alguma marca que estava tentando mostrar  que vale a pena olhar pra ela.

Como eu disse antes, esses meios geralmente pedem um bom investimento de quem quer anunciar. Então, não dá tempo de “dar” muita informação pro cliente. Você tem 30 segundos, ou menos, pra convencer ele a comprar você.

O Depois: 

Com a internet, uma empresa além de poder anunciar pagando menos, seja no Facebook, Instagram ou Google, ela pode ter seu próprio canal e de graça! Pode ter um lugar onde vai falar diretamente com seus consumidores ou possíveis futuros consumidores. Isso abriu enormes portas para as marcas, empresas e empreendedores.

Agora, fica só uma grande questão: o que eu vou mostrar pro meu consumidor? Por que ele vai me acompanhar?

Afinal, uma outra característica da internet é colocar o poder de escolha na mão da audiência. Na tv, nem sempre você tem muitas opções de canais. E, mesmo se você não quiser, sempre vão ter os comerciais. Na internet, não funciona beeem assim. Eu posso seguir e ler as páginas que eu bem entender. E mesmo que apareçam propagandas pra mim, geralmente são relacionadas a coisas que eu gosto ou quero saber sobre.

Então, como eu convenço a minha audiência a se manter comigo?

 

O tal do conteúdo: 

Oferecer algo primeiro: 

Antes de pedir alguma coisa pro seu espectador, você precisa oferecer. Sejam dicas, materiais, algo interessante, brindes, entretenimento, enfim. É preciso que ele veja alguma vantagem em te acompanhar pra se manter contigo.

É preciso ter relacionamento: 

Além de dar alguma coisa, seu público precisa fazer parte da sua página de alguma forma. Seja respondendo alguma enquete, aparecendo nas fotos da sua página, sendo respondido por você. Enfim, ele precisa sentir que faz parte daquele grupo e precisa ser ouvido.

É preciso ter constância: 

Ah, e não adianta mandar uma dica, responder uma vez seu seguidor ou postar alguma coisa lá de vez em quando. É preciso se manter sempre postando, se manter ativo e aos poucos ir construindo uma audiência para sua marca. É como se fosse um canal de tv, realmente. Toda semana tem o seu programa favorito, tal dia e tal horário. Sua página precisa ser algo parecido.

 

A importância do Design no conteúdo

Credibilidade:

Uma das primeiras coisas que a gente analisa ao entrar em qualquer perfil nas redes sociais é o quão profissionais são os designs dos posts ou as fotos daquela página. A qualidade do design é vital pra gente ver se aquela página realmente é feita por pessoas que entendem do assunto, ou se o conteúdo colocado ali não é muito atrativo.

 

Exemplo feed e importância do design

Olha esse exemplo. Dá pra ver que existe uma padronização nesse feed. Legal, né?

 

Aliás, se você quiser baixar esse modelo de post pra usar no seu Instagram, é só baixar aqui.

 

Agradável:

Um design de qualidade, além de mostrar que a sua página é profissional, torna muito mais agradável acompanhar suas postagens e olhar o seu feed. Isso é quase um processo inconsciente. Somos naturalmente atraídos por aquilo que é agradável de olhar. E existem diversas técnicas de design que servem justamente para tornar as coisas mais confortáveis para os nossos olhos.

exemplo do design na produção de conteúdo

Um exemplo legal é o feed do Nubank. Vai dizer que não dá vontade de seguir eles só por essas cores e design bonito?

 

E vou deixar aqui um link também, com 5 dicas para deixar seu feed do Instagram mais profissional. 

A importância do Vídeo no conteúdo

Mais didático e envolvente: 

Existem pesquisas que apontam que nos próximos 10 anos, quase 80% do conteúdo da internet será em vídeo. O barateamento da produção de vídeos com os celulares tem feito muitas pessoas começarem a usar essa estratégia. E estamos cada vez mais acostumados a consumir conteúdo por vídeo.

Essa é uma ótima estratégia, porque em um vídeo você consegue falar sobre assuntos complexos, dar exemplos e ser muito mais didático do que em um conteúdo escrito, por exemplo. É claro, tudo depende de quem está consumindo esse conteúdo. Tem pessoas que preferem ler ao invés de assistir. Mas, esse comportamento está ficando cada vez mais raro na internet hoje em dia.

 

Como eu posso criar isso tudo para minha página?

Profissionais da área:

Uma das formas de você começar a produzir conteúdo para sua página é chamando pessoas da área. Podem ser publicitários, designers, editores de vídeo ou videomakers. Esses profissionais são especializados em criar conteúdo de uma maneira profissional que com certeza vai destacar muito a sua página na internet.

Mas, essa também é a opção mais cara.

Cursos:

Uma outra possibilidade é você começar a estudar um pouquinho, fazer por conta própria e, conforme ter retorno, ir contratando profissionais para ajudar você com o trabalho. Existem cursos online de design para mídias sociais ou de edição de vídeo que são rápidos e pensados para ensinar o que você precisa para começar.

Nós também oferecemos, nos nossos cursos, como utilizar o próprio celular e ferramentas gratuitas para editar imagens, criar um design ou editar vídeos. Tudo para facilitar ao máximo seu aprendizado e aplicação no dia adia.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente e comece a fazer suas páginas crescerem!

 

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Quer trabalhar com Design? Áreas de atuação, salários e expertises. 

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